© 2017 Desenvolvido por Gustavo Ribeiro p/ Escola Passo a Passo

Contate-nos: 19 3422-0504  /  servicosocial@escolapassoapasso.org.br  /  Rua Dr Otávio Martins de Toledo, 269 Piracicaba, SP 

História

A Associação de Pais e Amigos dos Alunos da Escola de Educação Especial Passo a Passo, fundada em Piracicaba – SP, dia 30 de Agosto de 1989, através de um grupo de pais que compraram a escola e a transformaram em uma entidade de caráter filantrópica, assistencial e educacional sem fins lucrativos.

Voltada para a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tem como objetivo principal propiciar inclusão social às pessoas deficientes, levando em consideração a mudança de paradigma dos conceitos sobre o tema. Antigamente a deficiência intelectual figurava como demência e comprometimento permanente da racionalidade e do controle comportamental. Essa compreensão contribuiu para a manutenção do preconceito, influenciando pensamentos e atitudes discriminatórias.                                                                    

Modernamente, graças a estudos da Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento, sabemos que a deficiência intelectual é inerente e restrita ao individuo, que possui características próprias e distintas uns dos outros, destacando-se o papel que o ambiente desempenha, sinalizando que a pessoa com deficiência intelectual deve ser entendida pela interação que estabelece com o ambiente em que vive.

Assim sendo, conclui-se que o ambiente escolar e a convivência com outros núcleos que não seja somente o familiar contribuem significativamente para o desenvolvimento da autonomia e independência das PcDs pois conta com apoios interdisciplinares e cuida de cada um de acordo com a intensidade de suas  necessidades.

A Escola Passo a Passo conta com profissionais preparados para oferecer esse trabalho, ou seja, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Pedagogas, Monitor de Música, Professor de Educação Física e oficineiros que prestam serviços nas áreas de artes e artesanato para as mães, expressão corporal, capoeira e informática. Desenvolvemos trabalhos nas oficinas de artesanato, culinária, bijuteria, cartonagem, peças industriais, além do Curso Fundamental e nossos projetos voltados para o atendimento às famílias.

A entidade é mantida através de convênios com a Secretaria Estadual de Educação e do Bem Estar Social e também da Prefeitura Municipal.  A maior parte da receita é proveniente de eventos promovidos (venda pizzas, bingos, jantares, rifas, etc.).

Uma de nossas dificuldades estava relacionada à aquisição da sede própria a qual em 13 de Dezembro de 2011, foi adquirida através de novamente, mobilização do grupo de pais que solicitou ajuda do município que cedeu o terreno e o prédio. Após este avanço, hoje contamos com atendimento de qualidade embora ainda na luta para adquirir parcerias que colaborem nas demandas necessárias.

 

 

Colaborem com a Passo a Passo!!! Gestos solidários nos fortalecem para continuarmos a prestar um trabalho de qualidade às pessoas deficientes e suas famílias.